Muita gente usa apresentações de slides para palestras e projetos, mas nem todo mundo faz isso bem. Algumas poucas dicas podem melhorar muito os seus resultados e fazer a diferença.
Tenho certeza que você já se deparou com uma apresentação difícil de ler o que estava escrito e que comunicava pouco, não é? Que tal tentar mudar alguns conceitos e fazer apresentações melhores?
Tente usar essas regrinhas abaixo. Algumas dicas parecem meio estranhas, mas funcionam.
1. Regra de 3
Normalmente as pessoas têm facilidade de assimilar até três itens de uma lista. Quer ver? “Pai, Filho e Espírito Santo”, “Ontem, hoje e amanhã”, “Save Our Souls (SOS)”, “Pare, Olhe e Escute”, “Huguinho, Zezinho e Luizinho” etc.
Por isso, tente apresentar no máximo três conceitos em um slide.
Tente fazer listas de no máximo três itens, para que sua audiência lembre-se deles. Se houver mais itens, liste somente os essenciais ou divida-os em mais slides.
2. 10, 20, 30
Essa dica do “10, 20, 30″ é bem útil para resumir sua palestra e colocar em prática o princípio da “Regra de 3″, apresentado acima:
a) Limite sua apresentação em 10 slides de conteúdo (excluindo o slide de boas vindas e o de agradecimento);
b) Ela não deveria demorar mais do que 20 minutos;
c) Use fontes tamanho 30.
Aqui, vemos uma dica ajudando a outra. Se você usar a regra de 3, vai apresentar somente os itens realmente importantes. Dessa forma, você vai conseguir limitar em 10 slides, 20 minutos e usar fontes tamanho 30.
Evidente que há necessidade de apresentações mais longas, como é o caso de palestras e cursos, que podem durar várias horas. Ainda assim, vale a regra de 3.
3. Evite inconvenientes
Resista à tentação e use apenas as fontes mais comuns em todos os computadores.
Dando nome aos bois, use apenas: Times New Roman, Arial, Verdana e Tahoma.
Isso mesmo. Sua apresentação não vai ficar pior por causa disso. Ao contrário, você terá a certeza que todos a verão da mesma forma como você elaborou.
Tá… mas por que isso? Porque a fonte que você tem instalada em seu computador pode não estar presente no computador de quem vai ver a apresentação. Se você for em um evento, pode ser que você tenha que usar o notebook de lá. Daí, se você não tomar esse cuidado, lá se vai todo o trabalho de formatação que você teve!
Por isso, use o feijão-com-arroz. Funciona que é uma beleza. Pode ter certeza.
4. Atenção aos detalhes
Que detalhes? Bem, alguns que a gente nem se dá conta, às vezes.
a) Use somente os 2/3 superiores. Se o local for grande ou o telão não estiver bem posicionado, as pessoas que sentam atrás terão dificuldade de enxergar a parte de baixo dos slides. Por isso, use somente os 2/3 superiores dos slides. Deixe a parte de baixo para informações secundárias: número do slide, data, etc.
b) Cuidado com cores e negrito. Use cores contrastantes. Para não errar nunca, use fundo branco com letras pretas. Só arrisque combinar cores se você conhecer muito bem o local onde fará a apresentação, pois a luminosidade pode alterar as cores projetadas. Evite fundo amarelo com letras brancas!
c) Animações: use com moderação. Use animações para enfatizar o que você quer dizer ou para quebrar a monotonia da apresentação. Use transição de slides para causar um efeito de diferenciação ótica nos ouvintes. Mas cuidado. Sua platéia não está interessada em um show pirotécnico.
5. Capture a platéia
a) Use uma ilustração. Use uma ilustração ou um objeto de foco, para o qual haverá uma puxada no início ou final da palestra. Isso traz a possibilidade de uma aplicação mais prática para o que você está falando. Os ouvintes conseguem materializar seu discurso.
b) Conheça o assunto. Não fale sobre o que você não conhece (e conheça bem os slides). Use os itens da apresentação apenas como guia. Se você ficar lendo os slides a sua platéia fará a leitura mais rapidamente do que você pode falar. Isso tira a atenção deles.
c) Uma imagem vale mais do que mil palavras. Isso não é nenhuma novidade. Por isso, sempre que possível demonstre sua fala em gráficos. 83% do que aprendemos é visual. Da mesma forma, use imagens para demonstrar reações ou situações.
6. Dicas complementares
a) Numere os slides. Ficará mais fácil se um ouvinte tiver alguma dúvida sobre o assunto ou pedir para voltar a ele.
b) Sem erros de ortografia. Não erre no Português. NUNCA!
c) Dê uma visão geral no início. É bom saber o que será apresentado. Seu público também gosta disso.
Eu achei estranho quando li algumas dessas dicas, mas resolvi tentar e tenho conseguido fazer boas apresentações seguindo esses princípios.