Como evitar a gravidez precoce?

0 comentários

Como evitar a gravidez precoce?

Existem os chamados métodos anti-conceptivos, cujas campanhas de divulgação são inúmeras hoje em dia. Os contraceptivos ideais deveriam ser baratos, 100% fiáveis e fáceis de utilizar mas, infelizmente, não existe nenhum método assim. A tabela da página seguinte resume os principais métodos contraceptivos, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Método


Pílula do dia seguinte

- Elevada eficácia.


- Não protege das DST.


- Pode causar depressões.





Preservativo masculino


- De fácil aquisição;


- Protege das DST;

- Eficácia de 96%.

- Só pode ser utilizado uma vez.




Preservativo feminino


- Protege das DST;


-Resistente.

- Pouco divulgado;

- Dispendioso.





Diafragma

- 94% de eficácia.

- A sua má utilização pode causar lesões.




Dispositivo Intra-Uterino (DIU)



- Até 99,9% de eficácia;
- Durável.
- Não protege das DST.



Espermicidas

- Eficácia até 94%;
- De fácil acesso.
- Não protegem das DST.






Esterilização

-Esterilização masculina
- Operação simples.
- Não afecta a produção de hormonas.
- Irreversível em 50% dos casos;
- Não protege das DST.



Esterilização feminina

- Operação simples;
- Eficaz e económico.
- Irreversível;
- Não protege das DST.





Como evitar a gravidez precoce?



Fonte: Folha Online, Campinas.

Métodos anticoncepcionais são maneiras ou técnicas simples utilizadas por quem pretende manter relações sexuais sem correr o risco de gravidez precoce ou contrair doenças. Veja os principais métodos contraceptivos:

Pílula
É um comprimido feito com hormônio sintético (não natural) que impede o amadurecimento do óvulo e a ovulação. É um método quase 100% seguro de evitar uma gravidez. O médico pode indicar qual é a mais indicada para cada mulher.

Camisinha
É uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da penetração na vagina. O esperma ejaculado fica dentro da camisinha, impedindo que os espermatozóides entrem no corpo da mulher provocando a gravidez. Serve também para impedir a transmissão de doenças como a Aids, sífilis, gonorréia e outras. Existe também a camisinha feminina.

Diafragma É uma capinha de borracha que deve ser colocada na parte mais profunda da vagina, para cobrir a entrada do colo do útero e assim, impedir a penetração dos espermatozóides. O diafragma deve ser colocado antes da relação sexual e só deve ser retirado oito horas depois. Não prejudica nem a saúde da mulher e nem a do homem durante a relação.

DIU
Dispositivo intra-uterino. É uma peça de cobre ou de silicone e plástico, que é colocado pelo médico dentro do útero, durante a menstruação. Essa peça impede que o espermatozóide chegue até o óvulo. Não é abortivo. Pode ter várias formas, sendo a mais comum em forma de T. O DIU pode sair do lugar e provocar sangramento, cólicas e aumento do fluxo menstrual.

Tabelinha
É um método natural, pois não utiliza nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relações sexuais no período fértil, ou seja, no período em que pode existir um óvulo maduro no organismo da mulher. Só dá certo se a mulher tiver o período menstrual regular, caso contrário o risco de engravidar é grande.

Espermicida
Tipo de creme, espuma ou gel que contém substâncias químicas capazes de destruir os espermatozóides. É colocado no fundo da vagina, antes de cada relação sexual. Este método só é realmente eficaz quando combinado com outros métodos, como o diafragma por exemplo.

Métodos Cirúrgicos
São métodos onde ocorre a intervenção cirúrgica, chamados de ligadura de trompas (feminino) e vasectomia (masculino).

Coito interrompido
Consiste em interromper o ato sexual momentos antes da ejaculação masculina. Não é garantido, além de não evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

Pílula do dia seguinte
Deve ser tomada em duas doses com intervalo de 12 horas. Os efeitos colaterais mais comuns são enjôos e vômitos. Quando tomada até 72 horas depois da relação sexual desprotegida, a eficiência é de aproximadamente de 80%.

Leia também:

Gravidez precoce: Mesmo informadas, adolescentes cometem os mesmos erros há 20 anos

Pesquisa: 99,4% das adolescentes conhecem a camisinha

Depoimentos: Falar sobre a gravidez constrange adolescentes

Entrevista Ingenuidade e 'pensamento mágico' são as principais causas da gravidez indesejada, diz pesquisador

Ponto de vista: Ter filho na adolescência pode ser projeto de vida

Como evitar: Conheça alguns métodos para evitar a gravidez

Governo: Ministério fará campanha nacional para atrair adolescentes

 

BlogQuest - Gravidez na Adolescência Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea