Meninas-mães: o implícito não pensado.



Meninas-mães: o implícito não pensado


Por Ana Elisa Moraes


A psicóloga do HGB, Eloísa Troian Zen, levanta dados com 100 adolescentes atendidas na Unidade. O tema, apresentado no II Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira – II JUBRA, em Porto Alegre, leva à reflexão social.


No Simpósio, Eloísa Zen apresentou o resultado da pesquisa efetuada por ela e por sua estagiária ocorrida nos meses de fevereiro a abril do ano passado, dentre as jovens que foram atendidas desde o pré-natal até o recebimento da alta.


Segundo Eloísa, houve aumento do índice de adolescentes grávidas, às vezes mais de uma vez, apesar de todas as informações recebidas sobre métodos contraceptivos. Fato que acontece em todas as camadas sociais.




Falta discernimento entre sexualidade, suas conseqüências e as DSTs


Frases como: Não sei como isso aconteceu... a camisinha furou... não usava nada...são constantes entre as adolescentes entrevistadas. Apesar de saberem como evitar ter filhos, foi observada a falta de uso dos métodos contraceptivos, durante a relação sexual.


As respostas, para a psicóloga, relatam que informação não é o suficiente e exemplifica: “... não achava que ia acontecer. Ah! Sei lá, alertava ele (o namorado) para tomar cuidado”, disse uma jovem de 16 anos; “Não usava nada não, achava que não ia engravidar”, respondeu uma adolescente de 12 anos. E, ainda: “Quando o médico disse que eu estava grávida de quatro meses, respondi como poderia ser isto? Tive ataque histérico, chorei muito, procurei uma clínica para aborto, mas disseram que já era tarde. O pai do bebê quis, resolvi aceitar, mas eu não queria”, falou com surpresa outra jovem de 17 anos, já no sexto mês de gestação.


“Elas agem como se pudessem transitar livremente pela sexualidade, sem conseqüências, inclusive em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis”, disse Eloísa.




 

BlogQuest - Gravidez na Adolescência Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea